English version

Bosque das Orquídeas, Florianόpolis, Brasil.

“Promover a conservação através da educação”

Fundraising target: $25,000
Projeto de promotor: Marcelo Vieira Nascimento, Florianόpolis, Brasil

Introdução

A intenção do projeto é implementar o Bosque das Orquídeas, em uma área publica, dentro de um espaço estritamente urbano, no sentido de sensibilizar a população local para um dos mais ricos ecossistemas do planeta, a Mata Atlântica.A Mata Atlântica se estende do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, cobrindo 4500 km ao longo Serra do Mar. Infelizmente, 90% dos 1.200.000 km2 original se perdeu e hoje menos de 100.000 km2 da floresta permanece. Felizmente, a resposta nacional e internacional, este declínio tem permitido a criação de reservas para garantir o futuro dos remanescentes florestais, e esse esforço continua até hoje (leia mais na Mata atlantica ).

Projects Bosque Vereador Pedro Medeiros, July 2010

Os objetivos do projeto

Criação do Bosque das Orquídeas, ou “mata das orquídeas“ dentro do parque municipal, o Bosque Vereador Pedro Medeiros, que é um fragmento de 2 ha de Mata Atlântica situada no coração da Florianópolis, a capital do Estado de Santa Catarina Brasil.. Menos de 1 ha é coberta por floresta secundária, e , apesar de seu pequeno tamanho, e seu isolamento com o restante da Mata Atlântica existente no Estado de Santa Catarina e no Município de Florianópolis é de fundamental importância para o equilíbrio econômico, social e ambiental, pois é a única e ultima área de mata atlântica do município de Florianópolis, em sua área continental. Em um levantamento preliminar revelou que este pequeno oásis contém uma notável diversidade e densidade de plantas e animais, principalmente orquídeas e pássaros de pequeno porte. O “Bosque das Orquídeas” poderá representar uma oportunidade única para as escolas locais e voluntários em contribuir pessoalmente para a construção de um espírito de conservação do conhecimento local e das metas dos programas de conservação existentes para a Mata Atlântica. O projeto será implementado em etapas. Na primeira etapa, para os quais este fundo de recursos financeiros é apontado, tem dois objetivos:


  • • Criação de um orquidário/viveiro para o cultivo de espécies de orquídeas da Mata Atlântica, e a criação de um observatório de aves.
  • • Introdução de 1.500 orquídeas cultivadas no orquidário/viveiro que será implantado no Bosque das Orquídeas. Esta introdução será desenvolvida e implantada por crianças das escolas locais e voluntários.

Estabelecimento de recursos permanentes para o estudo, documentação, gravação e divulgação dos processos pelos quais a Mata Atlântica possa a vir se regenerar.

Numa etapa posterior haverá a preocupação para a implantação e implementação de infra-estruturas para dar sustentação definitiva ao projeto.

Captação de recursos e implementação do projeto

Os recursos mínimos necessários para atingir estes objetivos serão levantados através da doação do produto da venda da minha aquarela de Laelia purpurata e uma edição especial limitada de 150 impressões giclée. Esta doação será utilizada para a construção do orquidário/viveiro, observatório de aves, materiais e utensílios para o treinamento de três grupos de 10 alunos de escolas locais para aprender o básico de ilustração da natureza, através da pintura em aquarela, uma câmera digital, um binóculo e web-recursos que possam permitir divulgação do andamento do projeto.

Com estes recursos, grupos escolares e voluntários locais serão capazes de participar diretamente em projetos de restauração da floresta atlântica, estudando a fauna e flora da mesma e, registrando as espécies encontradas na floresta através da fotografia e da arte.

Um blog especifico será criado sobre a Arte de Orquídeas para permitir que qualquer participante local (escolares ou voluntários), possam apresentar fotografias e ilustrações da natureza e relatar os seus pontos de vista sobre a conservação da floresta atlântica para todo o mundo.

Em novembro de 2010, pretendemos apresentar alguns dos trabalhos artísticos por mim desenvolvidos e um pôster explicando o projeto “Bosque das Orquídeas” na 72ª Festa Das Flores na cidade vizinha de Joinville - SC, em que são esperados 200 mil visitantes - tal é a paixão por orquídeas neste Estado! Turjoinville.com )

Por que este projeto é importante.

Estou extremamente feliz, em poder ajudar esse projeto, na angariação de fundos financeiros. Mas o mais importante para mim e passar algum tempo em Florianópolis com escolares e voluntários, mostrando os conceitos básicos para a produção de aquarelas sobre a natureza. E iniciar o trabalho na internet (blog e Web Site).

Minha pintura da Laelia purpurata é de extrema importância e necessária ao projeto, visto que esta orquídea é a flor Símbolo do Estado de Santa Catarina e do Município de Florianópolis (local do Projeto), e uma das poucas espécies de orquídeas encontradas crescendo no Bosque.

Este projeto, e o sonho e o ideal de vida do promotor, é um ótimo exemplo de como a paixão de um entusiasta pelas orquídeas pode levar a mensagem da conservação da floresta atlântica e das orquídeas para o coração de uma cidade, de um estado e de um Pais. Eu acredito que o projeto tem grande potencial real para agir como um catalisador de mudanças na percepção e nas atitudes em relação a preservação ambiental, e ajudar a construir o apoio real e necessário para a aquisição de maiores quantidades de terras e programas de proteção de florestas em outros lugares do planeta.

A educação é fundamental para a conservação das espécies e programas de restauração sustentáveis das florestas no planeta. O Bosque das Orquídeas é um dos poucos lugares acessíveis na área urbana de Florianópolis, para que muitas pessoas possam aprender teoria e a pratica sobre os desafios do futuro da Mata Atlântica

A verdadeira batalha para a conservação da Mata Atlântica não se restringe apenas a Serra da Mar, mas principalmente nos corações e mentes de todos nós.

Como você pode apoiar este projeto:

Projects Laelia purpurata, watercolour
on paper 57 x 76 cm, July 2010

Os fundos serão criados para apoiar o projeto “ Bosque das Orquídeas” através da venda aquarela Laelia purpurata e uma edição especial de 150 gravuras Giclée. O original e as cópias são 76 x 58 cm (sem moldura).

O preço do original é € 4500 mais despesas de envio e embalagem.

O preço de cada impressão é € 200 mais despesas de envio e embalagem.


Tenho a intenção a criação de mais dois quadros/aquarelas para este projeto, cujo tema será local de espécies de orquídeas “ o Bosque das Orquídeas”.


Please contact me for placing a purchase order.